Confiança dos Empresários capixabas fica em alerta, segundo Sindifer

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Os empresários industriais capixabas mostraram-se mais confiantes em junho. O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) do Espírito Santo fechou o mês de junho com 61,0 pontos, um pequeno acréscimo de 1,1 ponto, de acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (IDEIES).

A percepção dos industriais em relação às condições atuais da indústria capixaba aumentou 1,4 ponto, tendo chegado a 52,3 pontos. O aumento foi caracterizado pelos itens condições do estado (+5,0 pontos) e condições da empresa (+1,3 ponto), porém o indicador de condições da economia brasileira recuou (-2,7 pontos). Além disso, somente o indicador de condições da empresa (54,6 pontos) se posicionou na faixa superior a 50 pontos que marca o otimismo.

A economia mundial vive um momento de incertezas e a situação da indústria no Pais é preocupante. A indústria de transformação que já representou 27% do PIB nacional , hoje corresponde apenas 13 % . Esta incerteza reflete diretamente no mercado e expectativas de negócios para os empresários capixabas . Apesar de existir um anseio em relação ao setor industrial, há por parte dos empresários uma insegurança no setor.

Segundo Rusdelon Rodrigues, diretor da SINDIFER, se for analisado o cenário industrial estrangeiro e a demanda do mercado os resultados não são tão positivos ao empresário capixaba. “A previsão em curto prazo não é favorável, existe uma imprevisibilidade no setor. A demanda do marcado não aumentou e nem temos previsão de melhora para o segundo semestre.” Para Antonio Prando, diretor da SINDIFER, a expectativa para os próximos meses é melhor do que a situação atual. “A confiança dos empresários aparece diante das medidas e projetos que já foram divulgados. Mas a melhora do setor só aparecerá quando realmente esses novos projetos forem implantados.”

A expectativa entre os industriais é que o cenário melhore nos próximos seis meses, o indicador que mede a expectativa chegou a 65,0 pontos, com acréscimo de 1,0 ponto em junho. O mesmo indicador, mas do cenário da indústria brasileira recuou 2,0 pontos no mesmo período e se manteve inferior ao indicador capixaba.

Fonte : Site Folha Vitória