Reunião nesta segunda deve definir proposta de divisão dos royalties
O governador Renato Casagrande (PSB) rezou por uma solução rápida nas negociações envolvendo a partilha de royalties do petróleo, entre estados produtores e não produtores. Na manhã deste domingo (3), o assunto que é discutido numa comissão formada por representantes do governo capixaba e de outras federações, esteve entre as preces do chefe de Estado durante a missa de São Pedro, em Vitória.
“Eu sempre peço isso em minhas orações. Peço sabedoria para que gente possa fazer uma boa negociação, além, lógico para que Deus proteja o Brasil e o Espírito Santo”, afirmou o governador.
Leia mais notícias no Minuto a Minuto
Nesta segunda-feira a comissão formada por Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Sergipe tem mais uma reunião para discutir e definir uma proposta a ser encaminhada ao Congresso Nacional. Casagrande não adiantou com detalhes o que estará em debate, a respeito de quem irá ceder e de que forma isso irá ocorrer. Casagrande não mudou o discurso: concorda com uma compensação aos estados não produtores, mas a maior fatia do bolo é de quem produz o óleo.
“Esperamos que uma ou duas propostas possam ser definidas na reunião de amanhã (segunda-feira), com os secretários dos respectivos Estados integrantes da comissão. Essas propostas precisam atender aos fundamentos do tratamento diferenciado para os estados produtores. Esses devem ter uma compensação maior. Queremos que essas propostas tenham um financiamento mais imediato aos estados não produtores”, disse.
O Congresso ameaça derrubar o veto do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a uma regra de divisão do pré-sal que privilegia os Estados não produtores, aprovada no ano passado. Caso o veto seja derrubado, os Estados produtores vão à Justiça.
Casagrande esteve acompanhado da primeira dama Maria Virgínia Moça, além da ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, o prefeito de Vitória João Coser (PT), o secretário estadual de Trabalho, Ação Social e Direitos Humanos, Rodrigo Coelho, a senadora Ana Rita (PT) e o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) durante a missa que antecedeu à Procissão Marítima de São Pedro.
Fonte : Site Gazeta Online