Plano quer dar mais peso a exportações capixabas
Aderes lança estratégia para incentivar pequenos negócios a apostar no exterior
Os produtos de 496 pequenas e médias do Estado estão ganhando destaque entre as exportações capixabas, levando itens variados, de frutas e artesanatos a instrumentos musicais. O peso é significativo: os negócios de menor porte representam 82% de todas as empresas capixabas exportadoras. Mas, no que se refere a valor, responde só por 4% do que é comercializado. E um plano começa ganhar força.
Segundo o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo (Aderes), Pedro Rigo, “o grande desafio é fazer com que as empresas possam exportar mais, ser competitivas, ter mais conteúdo de inovação e conseguir produzir em escala”.
Países da América Latina, Caribe e África buscam o Espírito Santo para parcerias. E para isso, a Aderes trabalhará junto a empresas que ainda não exportam, estimulando-as a ingressar nesse ramo. “Entre os trabalhos, estão o Primeira Exportação, com consultoria e capacitação, e o Plano Capixaba da Cultura Exportadora”.
O plano foi lançado ontem, no Encontro de Comércio Exterior Empresarial (Encomex), no Centro de Convenções. Prevê ações que serão feitas até 2015.
Fonte : Site Gazeta Online