Vila Velha na briga para ter Porto de Águas Profundas
Debater com a sociedade e especialistas do seguimento a importância da instalação de um Porto de Águas Profundas em Vila Velha. É com esse objetivo que a Prefeitura Municipal realiza, na próxima quinta-feira (6), um seminário com o tema Porto Indústria: Ponte para o desenvolvimento. O evento será realizado a partir das 8h30, no hotel Transamérica Classic, em Vila Velha.
Para garantir a competitividade portuária e manutenção de empresas, empregos e renda do seguimento, o prefeito Neucimar Fraga defende a instalação de um Porto de Águas Profundas no município como diferencial e atrativo de mercado após a extinção dos benefícios concedidos pelo Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (FUNDAP).
Os municípios de Vitória (Praia Mole), Aracruz (Barra do Riacho ), e Anchieta também estão na briga pela abrir o terminal. O estudo para definir qual melhor local está sendo feito e deve ser anunciado ainda este ano pela presidente da República, Dilma Roussef. O projeto para a construção do primeiro porto de águas profundas vai custar R$ 20 milhões e deve ser concluído em um prazo de até oito meses.
Estudos técnicos apontam potencial para o novo porto ser construído nas proximidades da Ponta da Fruta, região sul da Cidade. O projeto tem o custo estimado de R$ 1 bilhão e viabilidade de profundidade em até 23 metros. O Porto é uma oportunidade para distribuir de forma socialmente correta os investimentos e desenvolvimento na Região Sul da Região Metropolitana da Grande Vitória, explica Neucimar.
O prefeito ressaltou ainda que o fato que favorece Vila Velha são alguns elementos logísticos e estruturais, como por exemplo, a proximidade com rodovias federais e estaduais, termelétrica, linhão de energia originário de Ouro Preto (MG) e a construção da Ferrovia Litorânea Sul.
Atualmente no país, Pernambuco é o único Estado que tem um Porto-indústria de águas profundas com profundidades entre 15,5m e 20,0m. E para apresentar as experiências e benefícios deste modelo portuário, o vice-Presidente do Complexo Portuário de Suape, Caio Ramos, será um dos palestrantes do seminário.
Diversas autoridades, especialistas e estudiosos do seguimento já confirmaram presença, entre eles, o perito em planejamento portuário e Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), Mauro Scazufca, o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque, o prefeito do município, Neucimar Fraga e o governador do Estado, Renato Casagrande.
Programação
8:30 Welcome Coffe
Clovis Lascosque Presidente da Codesa
Mauro Scazufca Especialista em planejamento portuário e Doutor pela USP
Caio Ramos Vice-Presidente do Porto de Suape
Neucimar Fraga Prefeito de Vila Velha
Renato Casagrande Governador do Espirito Santo
12:00 Encerramento
Fonte : Site Folha Vitória