Unidades estaduais do Sistema OCB avaliam Dia de Cooperar

Representantes das 24 unidades estaduais do Sistema OCB, somadas ao Distrito Federal, que aderiram ao Dia de Cooperar (Dia C), cujas ações ocorreram no dia 6 de setembro, iniciaram a avaliação de todo o processo que culminou com a campanha. O projeto abraçado por 1.440 cooperativas brasileiras e que beneficiou mais de um milhão de pessoas, conta com o apoio entusiástico dos estados. Por isso, presidentes de algumas unidades fizeram questão de participar e deixar sua avaliação.

RESULTADO – “Desde que nasceu, em Minas Gerais, o Dia C é uma das ações que mais têm sensibilizado as cooperativas brasileiras. No ano passado, quando o Sistema OCB promoveu o projeto piloto, oito estados participaram, envolvendo 360 cooperativas e beneficiando cerca de 316,6 mil. Os números deste ano são surpreendentes e é por isso que é imprescindível que vocês levem às cooperativas o nosso agradecimento por transformar essa data em um dia que marca a história do cooperativismo brasileiro.” Renato Nobile – Superintendente do Sistema OCB.

RESPEITO – “O Dia C tem a função de fazer com que a sociedade global reconheça que as ações sociais do cooperativismo produzem reações econômicas. A ordem é essa, pois o cooperativismo nasceu como signo de respeito ao ser humano e o voluntariado é a expressão prática desse respeito”. Ronaldo Scucato – presidente do Sistema Ocemg e idealizador da campanha do Dia de Cooperar.

FELICIDADE – “Como representantes do Norte, trazemos a nossa alegria e respeito a todos os atores desta grande campanha. Levem a seus estados o nosso agradecimento, pela contribuição que cada um deu. Como experiência, obtivemos a seguinte: só é possível fazer pessoas felizes se estivermos felizes junto com elas. O Dia C foi espetacular, cheio de ações sociais que resultaram em cidadania. Isso marca a história do cooperativismo brasileiro.” Salatiel Rodrigues, presidente do Sistema OCB/RO.

RECONHECIMENTO – “O cooperativismo é essencialmente humanitário. Sem as pessoas não se poderia avançar. E o que vimos durante a realização do Dia C foi a união das pessoas que se mobilizaram para carregar caixas, montar estruturas e fazer a campanha saltar do sonho para a realidade. E essa é a proposta do Dia C, levar às outras pessoas aquilo que nós, cooperativistas temos de melhor.

CARINHO – “Ajudar o outro é uma causa muito nobre. E todos os que, aqui, representam as unidades estaduais agiram com muito carinho. E isso foi sentido nas ações desenvolvidas por todo o Brasil. E essa é a proposta mesmo: acolher e beneficiar pessoas. Este momento é muito valioso, pois temos a oportunidade de avaliar o que fizemos e melhorar as estratégias para as próximas edições que virão.” Maria Eugênia Ruiz – Gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sistema OCB.

COMUNICAÇÃO – A Gerência de Comunicação do Sistema OCB apresentou os resultados obtidos com as ações de assessoria de imprensa. Dentre os números destacados esteve a quantidade de notícias publicadas. No total, 767 matérias envolvendo o nome da campanha do Dia C foram veiculadas nos mais diversos meios de imprensa. Mais de 40% das publicações ocorrem em jornais, revistas, televisões e rádios. Os representantes de unidades estaduais também conheceram outros números relacionados à divulgação, além de assistirem a algumas reportagens veiculadas em grandes emissoras de televisão.

Fonte : OCB