Trabalhadores da Construção Civil no ES voltam ao trabalho após 19 dias em greve
Após 19 dias em greve, os trabalhadores da Construção Civil no Espírito Santo vão voltar ao trabalho. De acordo com informações do diretor da Secretaria Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst), Adelson Pereira Rosa, a decisão foi tomada na manhã desta quinta-feira (24) durante uma assembléia realizada pela categoria, na Praça dos Namorados, em Vitória.
Nós tomamos essa decisão, porque já não há mais forma de tentarmos negociar com os empregadores. Os nossos salários e condições de trabalho são muito ruins, então agora nós vamos retornar ao trabalho, mas aguardando uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho. Agora, a decisão está nas mãos do tribunal e nós confiamos no bom senso das autoridades, explicou.
Ainda de acordo com Adelson Pereira, a categoria volta aos canteiros de obra a partir de sexta-feira (25), mas essa medida vale apenas para quem trabalha em obras fora das áreas industriais. Apenas os trabalhadores que estão nos canteiros de obras de edificações voltam ao trabalho na sexta-feira, declarou.
Mesmo com a volta ao trabalho, o impasse entre patrões e empregados sobre o reajuste salarial ainda não foi definido. Em audiência realizada na quarta-feira (23) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os representantes da categoria não entraram em acordo com o Sindicato Patronal. Por isso, a decisão sobre o percentual de aumento será julgada em até 25 dias pelo TRT.
A greve
Cerca de 35 mil trabalhadores estavam em greve desde o último dia 7 por causa da divergência para fechar um acordo salarial. Os empresários ofereceram reajuste de 10% no menor piso e 7,5% para os que estão acima disso, valor considerado insuficiente pela categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst), cerca de 90% dos canteiros de obras do Espírito.
Fonte : Site Folha Vitória