Superporto vai ser em Vitória, diz prefeito
O prefeito de Vitória, João Coser, afirmou que está praticamente certa a construção do superporto de águas profundas na região de Praia Mole, em Vitória. Ao ser questionado se há 99% de chances de o empreendimento ficar na cidade, o prefeito acenou positivamente.
Vitória está à frente na disputa pelo novo terminal de águas profundas para ovimentação de contêineres, conhecido como superporto. Competindo com Vila Velha pelo investimento federal, a capital recebeu melhor pontuação no estudo de viabilidade econômica, realizado pela empresa DTA Engenharia.
Coser esteve presente ontem na solenidade de abertura da 9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que será realizada de amanhã até sexta-feira, na Praça do Papa, em Vitória, e, durante seu discruso no Palácio Anchieta, mencionou a construção do superporto como importante para o desenvolvimento da cidade.
Definição
A definição a respeito da localização do superporto do Espírito Santo só deverá ser anunciada em abril de 2013. As duas áreas com maior potencial são analisadas detalhadamente pela DTA Engenharia. São elas: Praia Mole, em Vitória, e Ponta da Fruta, em Vila Velha.
O presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque, apresentou na terça-feira passada ao governador Renato Casagrande os resultados preliminares do estudo de viabilidade técnica e econômica para o novo porto.
Na ocasião ele afirmou que o local ainda será definido.
“Nos critérios do estudo, a região de Praia Mole, em Vitória, ficou um pouco à frente da região da Ponta da Fruta, em Vila Velha, mas isso não quer dizer que o local está definido”, ressaltou.
Segundo Lascosque, daqui até abril serão feitos estudos de campo, de sondagem e de batimetria para verificar a condição da implantação do porto.
Fonte : Jornal A Tribuna