Rodoviário: o setor pede socorro
O setor rodoviário tem se estabelecido com relevância na sustentação da economia do País, representando um modal de grande valor no processo logístico, e destacando as características e os requisitos que poderão oferecer os melhores resultados.
As dificuldades refletem no custo operacional do sistema, em razão de maiores demandas por movimentação de veículos, consumo de combustível, necessidades de investimentos em segurança.
O modal é o que mais sofre a ação de fatores externos para a formação dos seus custos variações econômicas como alteração do dólar ou o fechamento de mercado de ações, ou ainda oscilações do preço do petróleo, com poder de produzir efeitos perversos no custo do frete.
Informações generalizadas mostram a realidade de um País que vive sobre rodas, o que não pode mais ser suportado, ou seja, movimentar cerca de 60% do seu Produto Interno em caminhões, considerando que o montante do PIB brasileiro excede a cerca de 750 bilhões de toneladas por quilômetros úteis.
Trata-se de um setor onde o poder de concorrência não abre facilidades para repasse dos custos. Neste caso, ressalta-se no período 2009/2010 quando as empresas tiveram que amargar uma defasagem de cerca de 15% nos custos dos fretes.
A falta de investimentos públicos vem provocando o sucateamento da malha de transporte, que não evolui e não tem como melhorar o desempenho do segmento. Assim como a falta de mão de obra qualificada, estabelecendo ineficiências e preocupações para as empresas transportadoras. À medida que a economia vem se reerguendo, a necessidade de melhorar o nível profissional do trabalhador do transporte depende da adoção de providências que atendam o mercado.
Portanto, se por um lado os elevados custos e os diversos problemas estruturais definem um cenário de grandes desafios, por outro, a necessidade de se avaliar o mercado e as pressões por redução de despesas e melhoria da qualidade estão levando as empresas a buscarem alternativas para tornar o transporte mais eficiente.
Fonte : Site Portogente