Produção industrial cai 4,3% em maio na terceira queda consecutiva, diz IBGE
Produção industrial cai 0,9% em maio ante abril
Agência Estado
A produção industrial brasileira caiu 0,9% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que estimavam desde uma queda de 1,30% a uma expansão de 1,10%, mas foi pior que o projetado pela mediana, negativa em 0,7%.
Na comparação com maio de 2011, a produção da indústria nacional recuou 4,3% em maio deste ano, perto do piso do intervalo das projeções de economistas consultados. Para esse confronto, as estimativas eram de recuo de 1,50% até -4,40%, com mediana negativa de 3,50%. Até maio, a produção industrial acumula quedas de 3,4% no ano e de 1,8% nos últimos 12 meses.
A queda de 0,9% na produção industrial fez o índice de média móvel trimestral registrar retração de 0,7% para o trimestre encerrado em maio, segundo o IBGE.
O instituto revisou o resultado da produção industrial brasileira de abril ante março para uma queda de 0,4%, ante uma leitura original de -0,2% no período.
A produção de bens de capital na indústria registrou queda de 1 8% em maio ante abril. Na comparação com maio de 2011, houve recuo de 12,2%. Até maio, a produção de bens de capital acumula quedas de 12% no ano e de 3,8% nos últimos 12 meses.
Fonte : Site Gazeta Online