Prêmio de pior empresa do mundo ainda rende críticas à Vale

Vale, a mineradora gigante do Brasil, obteve mais de 25 mil votos e foi coroada como a ‘pior empresa do ano’ na premiação “Public Eye” em Davos, na Suíça. No dia da cerimônia de premiação, a maior organização ambientalista de base do mundo publicou um estudo de caso destacando como a Vale contribui com as mudanças climáticas através de suas atividades de mineração, enquanto lucra com a “compensação de carbono” que agrava a crise climática.

A empresa brasileira Vale é a segunda maior empresa do mundo em metais e mineração e uma das maiores produtoras de matérias-primas em âmbito mundial. A Vale apresentou lucros de US$ 17 bilhões de dólares em 2010. O estudo de caso publicado por Amigos da Terra Internacional revela promessas não cumpridas pela Vale e as suas atividades de lobby destinadas a influenciar as políticas nacionais e internacionais sobre mudanças climáticas.

Apesar de ter anunciado em 2008 a sua intenção em reduzir suas emissões de dióxido de carbono, a Vale emitiu – de acordo com seus próprios valores – 20 milhões de toneladas de CO2 em 2010, um aumento significativo se comparado aos 15 milhões de toneladas emitidas em 2007.

A Vale tem representantes na delegação oficial do governo brasileiro na ONU e é uma entre muitas grandes corporações que estão exercendo pressão sobre as políticas climáticas dos governos para minar a ação global sobre a crise climática. A gigante energética sul-africana Sasol também foi denunciada por Amigos da Terra Internacional, em outro estudo de caso recente sobre a “captura corporativa” dos processos da ONU.

Fonte : Site Portogente