PR é o estado com maior número de cooperativas no ranking VALOR 1000

Quarenta cooperativas brasileiras de sete diferentes estados estão entre as mil maiores empresas do país listadas na 14ª edição do anuário “Valor 1000”, que começou a circular nesta semana. Desse total, 16 cooperativas são do Paraná. Na sequência, destacam-se São Paulo, com oito representantes; Santa Catarina (6), Rio Grande do Sul (6) e Minas Gerais (2). Goiás e Mato Grosso do Sul têm uma cooperativa cada uma no levantamento das mil maiores.

O Paraná registrou um acréscimo de duas cooperativas no ranking. No ano passado, havia 14 cooperativas listadas e, agora, entre as 16 paranaenses estão a Coamo, C.Vale, Lar, Cocamar, Agrária, Copacol, Integrada, Castrolanda, Coopavel, Frimesa, Batavo, Copagril, Coasul, Capal, Coagru e Confepar. Também houve incremento de duas cooperativas paranaenses entre as 50 maiores empresas da região Sul, no comparativo com o ano passado. Em 2013 foram nove e, neste ano, 11 figuram na lista (veja quadro abaixo).

O ranking é elaborado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Serasa Experien e Fundação Getúlio Vargas. A classificação final leva em consideração a pontuação obtida pelas empresas em oito critérios: receita líquida, crescimento sustentável, margem de atividade, giro do ativo, margem Ebitda, rentabilidade, liquidez corrente e cobertura de juros.

O “Valor 1000” traz ainda as campeãs em 26 setores. A Coamo ocupa o topo da lista do agronegócio e é a maior em receita líquida. Neste quesito também estão entre as 10 maiores a C.Vale (2º), Lar (5º), Cocamar (6º) e Agrária (8º). Em margem de atividade, aparecem a Coamo na 6ª posição, a Agrária (8º), a Lar (9º) e a Batavo (10º). No item liquidez corrente: Batavo (3º), Coamo (6º) e Castolanda (8º). Margem Ebtida: Coamo (6º), Lar (8º) e Agrária (9º). Já em crescimento sustentável, a Agrária está em 2º, a Cocamar em 5º, a Coamo em 7º, seguida da Coagru, em 8º, e Integrada, em 9ºlugar. Em rentabilidade, a Coamo está em 4º, a Batavo em 6º, e a Coasul em 7º. No critério giro do ativo, a Coagru aparece em 5º lugar, a Cocamar em 8º e a Integrada em 9º. Na cobertura de juros, a Coamo está em 4º, a Castrolanda em 5º e a Batavo em 8º.

No ranking das maiores na área de finanças, os sistemas cooperativos de crédito, representados pelo Bansicredi e o Bancoob, ocupam, respectivamente, a 17ª e a 21ª posições entre os 100 maiores bancos do País. Ambos são ainda citados entre os 20 maiores depósitos totais (Bancoob em 10º e Bansicredi na 12ª colocação); entre os 20 maiores em operações de crédito (Bansicredi em 14º); entre os 20 com melhor rentabilidade operacional, sem a equivalência patrimonial, entre os grandes (Bansicredi em 17º lugar e Bancoob em 18º); entre os mais rentáveis sobre o patrimônio, entre os grandes (Bancoob em 17º e Bansicredi em 19º); entre os 20 com menor custo operacional, entre os grandes (Bancoob em 7º e Bansicredi em 20º); entre os que mais cresceram em operação de crédito, entre os grandes (Bancoob em 6º e Bansicredi em 8º) e entre as 14 que mais cresceram em depósitos totais (Bancoob em 2º e Bansicredi em 4º).

As cooperativas médicas vinculadas ao Sistema Unimed aparecem no ranking dos 50 maiores planos de saúde, com as paranaenses Unimed Curitiba, em 9º lugar, e a Unimed Londrina, em 27º. Elas estão ainda entre as 20 maiores em aplicações financeiras, a Unimed Curitiba em 5º e a Unimed Londrina em 20ª. E, entre as 20 maiores em ativo total, a Unimed Curitiba aparece na 8ª posição e, entre as 20 maiores em patrimônio líquido, em 11º.

Fonte : Paraná Cooperativo