Petrobras acha mais petróleo no Estado
Uma proposta de plano de avaliação deve ser submetida à Agência Nacional do Petróleo (ANP)
A Gazeta
A Petrobras anunciou ontem uma nova descoberta de petróleo na Bacia do Espírito Santo, na camada pós-sal. A acumulação, segundo a estatal, está localizada na concessão BM-ES-24, a 58 quilômetros de Vitória.
“A descoberta ocorreu durante perfuração do poço informalmente denominado Grana Padano, a 64 km do Campo de Golfinho, em profundidade de água de 1.208 metros”, diz a Petrobras em nota.
A petroleira brasileira é a operadora do consórcio para a exploração da concessão, com 70%, em parceria com empresa IBV Brasil, que detém os demais 30%.
Uma proposta de plano de avaliação deve ser submetida à Agência Nacional do Petróleo (ANP), para delimitar a acumulação descoberta e estimar seu volume.
Chevron
A diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, afirmou ontem que deve sair na próxima semana o relatório da agência com as exigências que serão feitas à empresa petrolífera americana Chevron por causa do acidente na Bacia de Campos, no Rio, em novembro de 2011.
“Vocês não vão encontrar nas multas nenhum valor enorme porque a lei atual não permite. Se Deus quiser vamos mexer nessa lei”, disse.
De acordo com Chambriard, já existe uma proposta de alteração para adaptar a norma atual.
Peritos da Polícia Federal concluíram um laudo no qual afirmam não ter ocorrido dano ambiental no vazamento.
O documento foi encaminhado há 20 dias ao superintendente da PF no Rio, Valmir Oliveira. A conclusão difere dos laudos do Ibama, da ANP e do oceanógrafo David Zee, anexados ao processo, que relatam ter ocorrido danos.
Fonte : Site Gazeta Online