Pedro Brito pede a novo ministro que encaminhe dragagem do Porto de Vitória

Durante mais de meia de hora de discurso durante a cerimônia de transmissão do cargo de ministro da Secretaria de Portos, o ex-ministro Pedro Brito enumerou avanços e pendências do setor portuário. Entre as ações que estão por fazer, muitos problemas de infraestrutura foram citados.

Entre as ações que ficaram para o novo ministro, Leônidas Cristino [foto], Brito enumerou a dragagem do Porto de Vitória (Espírito Santo), que está com o projeto em revisão. “Logo no começo do mandato o Cristino poderá abrir licitação para essa obra. Então nós teremos os 20 mais importantes portos brasileiros com profundidade de classe mundial, transformando completamente e definitivamente o setor portuário brasileiro”, afirmou Brito.

O ex-ministro acrescentou que é preciso rediscutir o marco regulatório do setor portuário. Segundo ele, entre os pontos que precisam ser repensados estão os Conselhos de Autoridade Portuária (CAPs), que precisam ser reforçados; a relação com as agências reguladoras e a gestão profissional dos portos. Brito se mostrou preocupado com as vias de acesso aos portos e apontou a ligação intermodal como uma das soluções para o problema, priorizando as ferrovias e hidrovias. A cabotagem também foi uma das alternativas apontadas pelo ex-ministro.

Ele informou, também, que deixou prontos, na Casa Civil, três decretos que aguardam apenas a assinatura da presidenta. O primeiro deles trata da praticagem, outro simplifica e agiliza os processos de licenciamento ambiental e o último é sobre o novo polígono do Porto de Santos (São Paulo).

Fonte : Site Portogente