O País precisa de portos mais modernos, diz repórter da Globo
A constatação não é de nenhum especialista, operador portuário ou produtor; é do jornalista Ernesto Paglia, da Rede Globo de Televisão, e foi pronunciada no final do programa Globo Mar, do dia 9 último, que acompanhou a primeira viagem de cabotagem do navio Jacarandá, da Log-In, entre os portos de Vila Velha, no Espírito Santo, e o de Santos, em São Paulo.
O repórter e equipe acompanharam a viagem de 900 quilômetros entre os dois portos durante 25 horas. Interessante a descrição de Paglia quando o navio chega ao maior porto do Hemisfério Sul:
Atracado, sem sustos, o cargueiro começa a enfrentar os problemas de terra firme. No Terminal de Santos em que atracamos, os guindastes não são específicos para contêineres, o que atrasa a operação em cerca de 30%. A saída do porto é caótica, o trânsito de carretas continua sendo um problema nas vias de acesso.
E ainda dá o seu veredicto:
A carga que viaja pelo mar desafoga estradas e rodovias, mas o aumento da navegação de cabotagem expõe mais um gargalo da nossa infraestrutura: o país precisa de portos mais modernos.
Fonte : Site Portogente