Novo porto em Aracruz ganha licença prévia
Grupo Imetame Logística conseguiu a Licença Prévia (LP) para implantar o Terminal Industrial em Barra do Riacho
O grupo capixaba Imetame Logística conseguiu nesta quarta-feira a Licença Prévia (LP) para implantar o Terminal Industrial em Barra do Riacho, no litoral de Aracruz. O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) concedeu a licença por maioria de votos. O investimento é de R$ 300 milhões e o foco principal é a fabricação de módulos para plataformas.
A construção vai durar 24 meses. No pico das obras civis serão gerados 1,2 mil postos de trabalho, e na montagem de equipamentos trabalharão outras 1,8 mil pessoas. Na fase de operação, com previsão para meados de 2014, serão abertas 160 vagas para especializados.
O colegiado analisou as 47 condicionantes socioambientais propostas pelo Iema para minimizar os impactos previstos em função da instalação do empreendimento.
Dentre as condicionantes estão o diagnóstico das comunidades pesqueiras e apresentação de programa de compensação para essa atividade; apresentação de programas de controles ambientais para a fase de instalação do empreendimento; apresentação de programas de resgate de flora e de fauna, de reposição florestal e de projeto de recuperação em tamanho equivalente ao dobro da área que será suprimida para implantação do empreendimento em uma unidade de conservação preferencialmente de proteção integral, priorizando aquelas com ambientes de restinga.
A LP apenas indica a viabilidade do empreendimento ser instalado no local proposto no projeto, tem validade de quatro anos. Para dar início às intervenções, o empreendedor deverá cumprir as condicionantes aprovadas pelo Consema e requerer a Licença de Instalação (LI).
Fonte: A Gazeta
Fonte : Site Gazeta Online