Novo aeroporto sai em 2015. Antes disso, novo puxadinho

Estão previstas melhorias no atual terminal para sanar problemas urgentes
O novo aeroporto de Vitória ficará pronto em 2015, garantiu ontem o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Vitória, Altemar Lopes de Souza, em entrevista, ontem, à Rádio CBN. Antes da retomada das obras, no entanto, acontecerão várias melhorias no atual aeroporto, uma forma de minimizar os problemas enfrentados pelos usuários do terminal.

Veja o que está previsto:

Pátio
“Estamos reformando o atual pátio de aeronaves. Com a ampliação do atual pátio – em fase final de projeto – vamos atender parte da demanda das empresas. Hoje temos nove posições fixas e passaremos para 12 posições fixas”.

Saguão
“O próximo passo será aumentar o saguão principal e a sala de alimentação. A licitação está prevista para 2 de maio. Iniciando a obra este ano, teremos mais um ano e meio para finalizá-la. Para o final de 2014 a previsão é de que teremos um aeroporto totalmente remodelado”. Segundo a Infraero, o investimento de R$ 7,91 milhões prevê a substituição e modernização de itens como iluminação, piso, forro, refrigeração (ar-condicionado) e das redes elétrica, hidrossanitária e telemática, além de uma nova praça de alimentação, a ampliação do número de balcões de check-in (dos atuais 25 para 35) e adequações de acessibilidade.

Velho aeroporto
O atual aeroporto vai atender à aviação geral, a executiva – jatos – , de pequeno porte e off shore (helicópteros), que dão suporte às plataformas. A estrutura recente será utilizada. “Poucas capitais do país têm um aeroporto tão central como o nosso”. O novo fica no lado direito e a entrada será pela Adalberto Simão Nader.

Estacionamento
“O novo estacionamento abrirá 400 novas vagas. Quer dizer, estamos saindo de 280 para mais de 600 vagas. Esta semana, o espaço do estacionamento já estará quase pronto, ainda não na totalidade. Vamos eliminar o problema de falta de espaço para estacionamento”.

Puxadinho
“Tudo isso é provisório. O ideal para atender à nossa demanda, que vai chegar aos 3,5 milhões de passageiros por ano em 2012 e está entre as 13 maiores do país, só um novo terminal de passageiros, com mais espaço e outra estrutura”.

Lojas
As lojas foram remanejadas para os cantos para deixar o salão livre para quem chega.

Elevadores
Nas próximas obras estão previstos elevadores para cadeirantes. Hoje temos a rampa. Não atende a 100% da necessidade, mas gera acesso ao segundo piso”.

Fachada
“Já iniciamos uma obra que contempla nova fachada. É um varandão ligando o terminal de passageiros antigo ao terminal de desembarque. Será uma nova fachada, que vai mudar a fisionomia do Eurico Salles”. O investimento é de R$ 3,32 milhões e o prazo de conclusão é o primeiro semestre de 2013, segundo a Infraero.

Segurança
“No dia 29 de março assinamos a ordem de serviço para novo quartel do Corpo de Bombeiros”. Já no dia 9 de abril, deverá ter início a obra de construção do novo edifício do Corpo de Bombeiros, cuja ordem de serviço foi assinada no dia 29 de março, no valor de R$ 4,3 milhões. Essa obra está prevista para conclusão no primeiro semestre de 2013.

Nova torre
Também está em andamento a obra de construção da nova Torre de Controle e Grupamento de Navegação Aérea, no valor de R$ 5,92 milhões e com previsão de conclusão no segundo semestre de 2012. O projeto prevê uma das torres de controle mais modernas do país. O novo empreendimento terá 32 metros de altura, aproximadamente o dobro da torre atual, o que reforçará a segurança das operações de controle de tráfego aéreo.

Antigo consórcio pode retomar as obras

Na novela do novo aeroporto, não faltam protagonistas. Em 2008, o Tribunal de Contas da União (TCU) embargou as obras das novas pistas do terminal de Vitória por supostos desvios de verba pública e sobrepreço nos materiais comprados para a obra.

A Infraero, depois de paralisação nos trabalhos pelas empreiteiras, rescindiu o contrato com o consórcio. E ontem, o superintendente da Infraero em Vitória, Altemar Lopes de Souza, disse que este o mesmo consórcio poderá retomar as obras.

“Tivemos um problema no passado envolvendo o TCU mas, no relatório final, o órgão deu parecer dizendo que podemos continuar a obra. Inclusive, se for de interesse do antigo consórcio e da Infraero, a obra pode continuar com a parceria com esse mesmo consórcio. Isso vai depender agora da diretoria da Infraero”.

O presidente da empresa convidou o consórcio para reassumir, disse Souza, mas ainda há questões para dialogar. “Se isso não der certo, abriremos nova licitação. Mas nada está parado. Temos uma equipe que fica na Norte Sul, com 40 profissionais – engenheiros, arquitetos e outros – só pensando no novo terminal”.

O exército está executando o projeto da nova pista. Depois, é preciso abrir nova licitação, onde o antigo consórcio pode entrar.

Fonte : Site Sindiex