Navio encalhado afunda durante procedimento de resgate em Aracruz
O navio rebocador Servemar XIX, encalhado na praia de Comboios, em Aracruz, desde a madrugada de segunda-feira (01), afundou na tarde desta terça-feira (02). Segundo testemunhas, o fato aconteceu às 15h50 durante a tentativa de resgate. A embarcação estava a caminho de Conceição da Barra quando perdeu o leme e foi empurrado até a praia, na madrugada de ontem (01).
Segundo testemunhas, o processo de retirada do navio começou a ser feita às 15h17 por outro barco. Elas afirmam que, quando o rebocador foi retirado da areia, às 15h50, ele virou e afundou. De acordo com pessoas presentes, a embarcação será levada para alto-mar, onde ficará imersa.
De acordo com testemunhas, o comandante da embarcação foi notificado a prestar esclarecimento à Marinha do Brasil. Segundo a tripulação, o navio-rebocador estava avaliado em R$ 2,5 milhões.
Em nota, a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) informa que uma equipe de militares esteve no local, nesta terça-feira (02), para inspecionar a embarcação. Destaca que embora alertada pela Marinha do Brasil sobre a necessidade de apresentação e aprovação de um projeto, a empresa tentou efetuar o desencalhe do navio, o que ocasionou o afundamento do Servemar XIX.
Segundo a Capitania, ainda não há registro de poluição ambiental. A CP afirma que a retirada da embarcação do fundo do mar está sob a responsabilidade da empresa que tentou fazer, assim como o estabelecimento de medidas de prevenção contra contaminação ao meio ambiente.
Fonte : Site Gazetaonline