Mais de 7 mil capixabas conseguiram recuperar crédito antes das compras de Natal

Mais de sete mil capixabas conseguiram negociar suas dívidas neste mês na Grande Vitória. A informação foi divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória. Junto com as demais entidades dos municípios vizinhos, um evento atendeu mais de 10 mil pessoas com dívidas na região. Apesar de um resultado positivo, o número não satisfaz os anseios dos lojistas, que aguardam um acréscimo de pelo menos 5% nas vendas do Natal 2012 na comparação com a mesma data no ano anterior.

A conclusão é o presidente da CDL da capital, Carlo Fornazier. “É muito positivo no sentido de que esses capixabas conseguem recuperar o seu poder de compra, mas infelizmente não surti muito efeito nos negócios, para quem está no comércio, de uma forma imediata. O mais importante é que 80% dessas pessoas não voltam a ter qualquer tipo de dívida como é perceptível por meio de pesquisas nacionais e que, geralmente, se refletem também regionalmente”, explicou Fornazier.

Uma dessas pessoas é o vigilante Edevaldo Nascimento Lira, de 31 anos. Há três anos ele acumulou uma dívida, mas depois que se livrou dela manteve-se atento para não ter outras dores de cabeça. Agora ele não quer saber de compras a prazo. “Estou fazendo algumas compras, mas sempre pagando à vista. Estou correndo do cartão de crédito”, declarou.

Se livrar de uma dívida, algumas vezes, não é nada fácil. A vendedora Jussara Maia, de 41 anos, tenta negociar com uma financeira, mas, segundo ela, encontrar uma solução está muito complicado. “Eu negocieI um valor com a financeira e ela não quer parcelar. A gente tenta contornar a situação, mas eles não dão o braço a torcer. Se eu sanar a dívida eu voltaria a comprar a prazo, mas enquanto isso não é possível a gente só paga à vista”, disse.

O Feirão Recupere seu Crédito das CDLs da Grande Vitória atenderam 10.065 entre os dias 4 e 8 de dezembro no centro de Vitória. No total, 7.101 negociações foram realizadas com a participação de 45 empresas 45 empresas, entre lojas, concessionárias de serviços essenciais, instituições financeiras, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Assim, os inadimplentes puderam rapidamente identificar a dívida, negociar e quitar o débito sem burocracia. A expectativa é que outra edição do evento seja realizado no segundo semestre do próximo ano.

Fonte : Site Gazeta Online