Fórum debate ética e futuro do cooperativismo
A missão do líder cooperativista em 2012 também foi um dos temas discutidos no 6º Fórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas.

O 6ºFórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas aconteceu no Centro de Convenções de Vitória
Com objetivo de discutir assuntos relevantes referentes à gestão das cooperativas, propiciar uma melhor análise do contexto atual, promover o alinhamento de ações estratégicas, além de fortalecer e aprimorar a autogestão, aconteceu no último final de semana (18 e 19 de novembro) no Centro de Convenções de Vitória o 6º Fórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas.
O evento que foi promovido pelo Sistema OCB-ES, através da Gecap (Gerência de Capacitação do Sistema OCB-SESCOOP/ES), contou com a participação de Presidentes, Conselheiros, Diretores Executivos, Colaboradores (com funções de Superintendência, Gerência, Supervisão e Coordenadoria e Agentes de Desenvolvimento Humano/ADHs) das Cooperativas registradas no Sistema OCB-SESCOOP/ES.
No primeiro dia, o tema girou em torno do futuro do cooperativismo através da palestra Cooperativismo tem futuro? com o palestrante Dr.: Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas; ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E após a apresentação, houve ainda um jantar de integração dos participantes do Fórum.
No dia seguinte as atividades iniciaram com a palestra: Ética, o melhor negócio, onde o professor Usiel Carneiro de Souza ex-diretor do Banestes e diretor do Instituto Líderes para as Nações (LNI), destacou a importância da ética, em dias que, segundo ele, o grande desafio é colocar os pés no presente, no aqui e agora. É preciso mudar o presente, para que no futuro, possamos nos orgulhar do passado, completou.
Em sua apresentação, Usiel destacou ainda a importância das cooperativas para o Brasil, o cooperativismo é um celeiro riquíssimo para o desenvolvimento deste país, enfatizou. E encerrou com a seguinte frase: Ser ético é fazer as coisas certas, quando ninguém está nos observando. Logo após houve uma rodada de perguntas e respostas entre palestrante e participantes, onde foram discutidos os principais temas abordados.

Ao ser questionado sobre a importância da realização de eventos como o 6º Fórum de presidentes e executivos das Cooperativas Capixabas, o professor Usiel destacou: Reunir lideranças oportuniza o alinhamento de objetivos, o estabelecimento de prioridades e a melhoria da conduta filosófica e moral.
Em seguida os participantes do Fórum foram surpreendidos com a presença de um Consultor Internacional, o Dr.: Klaus Genossenschaften, formado em Marketing, especialista em cooperativismo e liderança, mas que na verdade, tratava-se de um dos personagens do palestrante e publicitário Clóvis Tavares, que iniciou sua palestra, vestindo seu personagem, com um sotaque alemão carregado falando sobre A missão mágica do líder cooperativista em 2012.
Utilizando muita criatividade, truques de mágica, exemplos reais (e atuais) e contando com a participação do público, o palestrante destacou como principais quesitos para os líderes hoje: a importância do planejamento nas ações, da atenção aos cooperados e da garantia de cumprir o que prometer para obter a confiança dos seus colaboradores e cooperados.
Além também do treinamento, da organização e de entender absolutamente tudo sobre o seu negócio, para ele, não adianta você criar o cooperativismo, se você não treina pessoas. Ainda segundo Dr.: Klaus (ou melhor, Clóvis), o líder tem que ser pioneiro, original e sair da zona de conforto: todos tem a capacidade de criar… se ficamos acomodados, ficamos obsoletos, completou.
E um dos momentos que surpreendeu os participantes, foi quando o publicitário Clóvis revelou-se. E abandonando seu personagem Dr.: Klaus, com seu sotaque alemão, passou a falar em português claro, e identificou-se como Clóvis Tavares, palestrante há vinte anos, formado em publicidade, e que busca inovar seu trabalho sempre criando personagens diferentes, falando de assuntos relevantes, utilizando truques de mágica para, segundo ele, ganhar e prender a atenção dos ouvintes e assim seguir apresentando suas palestras-show, (como ele prefere chamar) motivando pessoas e empreendimentos por todo país e também no exterior.


Para Clóvis, além de bom-humor e criatividade, é preciso que o líder tenha comprometimento, percepção, curiosidade (invista em pesquisa), entusiasmo e principalmente ética, para que ele cumpra com eficiência sua missão mágica em 2012. Após as palestras, o evento foi encerrado com um almoço de integração entre os participantes.
Representando a Credestiva estiveram presentes no Fórum, o presidente da cooperativa, Orly Campos, o Diretor-secretário, Clóvis José Castiglioni, o Diretor da Credestiva e do Sindicato dos Estivadores, José Adilson Pereira, além dos Diretores adjuntos Sandro Vinícius Pinto e Evandro Ribeiro de Oliveira.

Fonte : Credestiva