Exportações crescem 84% no Espírito Santo

As exportações do Espírito Santo totalizaram US$ 11,9 bilhões em 2010, o que significa um crescimento de 84% em comparação ao ano anterior. O desempenho das exportações capixabas superou o crescimento das exportações brasileiras, que foi de 32% no mesmo período.

Nas importações o crescimento foi de 38%, menor que o desempenho brasileiro (42%). O valor das importações capixabas em 2010 totalizou US$ 7,5 bi. Enquanto o saldo da balança comercial do país teve retração de 20%, a balança comercial capixaba deu um salto de 325%. Na conta corrente de comércio (exportações mais importações) o Estado teve crescimento de 63% contra 37% do país.

Os números divulgados ontem pelo presidente do Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Espírito Santo (Sindiex), Severiano Alvarenga Imperial, mostram ainda que o Espírito Santo manteve a oitava colocação no ranking dos Estados importadores e conquistou a sétima posição na lista dos exportadores, subindo duas posições. Minério, aço, celulose, petróleo e granito são os cinco produtos que lideram, em valor, a pauta. Na lista dos mais exportados, as curiosidades são a entrada do petróleo bruto e a saída do café.

Fonte : Sindiex