Encontro reúne Agentes de Desenvolvimento Humano

Desenvolvimento de habilidades e troca de experiências estavam entre os objetivos do evento

O Encontro Estadual dos Agentes de Desenvolvimento Humano que aconteceu nos dias 25 e 26 de novembro, no Parque do China em Domingos Martins, reuniu colaboradores das Cooperativas de todo Espírito Santo com a finalidade de profissionalizar, desenvolver habilidades e principalmente proporcionar troca de experiências entre os participantes. O evento foi promovido pelo sistema OCB-SESCOOP/ES, através da GECAP – Gerência de Capacitação e contou com a participação de diversos profissionais.
No primeiro dia do evento, os palestrantes Antônio Luiz Feitosa (SESCOOP Nacional), Fernanda Paula Damaceno Serafim de Oliveira (Coordenadora da Gerência Técnica-SESCOOP/ES) e Alex Macedo (Analista Técnico – SESCOOP/ES) iniciaram o encontro com o Alinhamento dos Planos de Trabalho ao Planejamento Estratégico do SESCOOP, onde houve a identificação de alguns desafios encontrados no dia-a-dia das Cooperativas, entre eles, o de “Fortalecer o quadro social das Cooperativas”, “Promover a intercooperação”, “Despertar a participação dos jovens nas Cooperativas” e “Fomentar a responsabilidade social”, entre outros, pontos que foram discutidos durante a palestra.
“O aumento da renda e consumo no Brasil” e “O uso de novos instrumentos e tecnologias”, também foram temas destacados como ‘oportunidades’. Logo após, na proposta de trabalhos em grupo, os participantes tiveram a missão de desenvolver um projeto de ação para os desafios apresentados. De acordo com o palestrante Antônio Luiz Feitosa, “o maior desafio de todas as cooperativas é levar os projetos para a prática diária”.
No segundo momento, a palestra “Motivando equipes de sucesso”, destacou a importância de “fazer o diferente para fazer a diferença” e assim conseguir motivar a si mesmo e os outros. Para Luciane Luz Silvério Sachwek e Reginaldo Sachwek, que conduziram a palestra de uma forma dinâmica e descontraída, “é preciso saber fazer a diferença” e ser um motivador de boas ações em benefício de sua cooperativa e seus cooperados.
Na manhã do segundo dia, todos participaram de uma dinâmica inspirada nos sete princípios básicos do cooperativismo que teve o objetivo de incentivar a intercooperação, valorizar o trabalho em equipe e consequentemente, promover um momento único de divertimento e integração entre os participantes. E logo em seguida, para encerrar o encontro, foi a vez de Jefersom Machado, Educador e Palestrante Profissional, falar sobre “Desafios de ser Agente de Desenvolvimento Humano”. Em sua fala, Jefersom destacou que “o agente tem um papel fundamental, tem que ter consciência do seu papel e ajudar o cooperado a compreender o profissionalismo que envolve o trabalho das cooperativas”. E, além disso, destacou também que o bom agente, tem que “saber ver além dos limites tradicionais”, ou seja, “é preciso expandir o jeito de pensar para encontrar soluções” e sempre primar por transparência em todos os níveis, com o objetivo principal de facilitar o relacionamento. E ainda destacou que o bom agente de mudança, deve ter persistência, visão clara do perfil esperado e acima de tudo, preparar-se e tornar-se cada vez mais competente.
Durante o evento, todos os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os demais, seja em atividades em grupo, seja durante os momentos de integração. Uma boa chance de aperfeiçoamento troca de experiências e ideias. A Analista de Crédito da Coopmetro,Sabrina Capeli, que também participou do evento,destacou a importância de eventos como esse para a prática no dia-a-dia das cooperativas. “Nesses cursos podemos nos aperfeiçoar, para melhor atendermos nossos cooperados!”, completa.

Saiba mais:
*Agentes de Desenvolvimento Humano (ADH’s) – Tem como função identificar e levantar as necessidades das cooperativas em que atuam. Essa identificação é realizada através da elaboração de projetos que visam o fomento do cooperativismo e a capacitação dos demais colaboradores. Pode-se então dizer, que o agente é o elo entre a cooperativa e o Sistema.

Fonte : Credestiva