Dilma decreta ampliação da área de floresta no Espírito Santo
Além da ampliação da área de proteção em território capixaba, Dilma também assinou decretos que aumentam outras duas reservas
Esta terça-feira (05) marca a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e o mundo volta os olhos para ações ligadas à area no Brasil justamente por sediar, nos próximos dias, a conferência Rio+20, das Nações Unidas. Por isso, a presidente Dilma Rousseff assinou vários atos que impactam a área ambiental. Entre eles, está a ampliação da Floresta Nacional Goytacazes, localizada no município de Linhares, Norte do Espírito Santo.
Além da ampliação da área de proteção em território capixaba, Dilma também assinou decretos que aumentam as áreas do Parque Nacional do Descobrimento, na Bahia, e da Floresta Nacional Araripe-Apodi, no Ceará. A presidente ainda criou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, a Reserva Biológica Bom Jesus, no Paraná, e o Parque Nacional Furna Feia, no Rio Grande do Norte.
A Floresta Nacional de Goitacazes (Flona) é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil. Antes da ampliação determinada pela presidente Dilma, a reserva já contava com 1,3 mil hectares de verde e animais silvestres. No local são encontradas espécies como pica pau, veado, tamanduá, jacutinga, macaco-barbado, espécies de cobras ( jibóia, bouipeva, jararaca), entre outras.
Também é possível encontrar árvores centenárias, jequitibás, jacarandá e outras espécies remanescentes do processo de desmatamento.
Protegida pela legislação federal, possui dois tipos de trilhas para quem deseja conhecer este celeiro natural. Na mini-trilha, um circuito que dura em média 10 minutos, é possível apreciar várias espécies de árvores nativas. A trilha dentro da mata tem um percurso de 3 km e é acompanhada de profissionais treinados, que realizam um trabalho de educação ambiental.
A Floresta Nacional de Goytacazes fica no quilômetro 153 da BR 101, próximo à antiga ponte Getúlio Vargas e ao Centro de Linhares.
A presidenta Dilma Rousseff destacou, durante cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que a Amazônia Legal teve a menor taxa de desmatamento desde 1988, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) começou a fazer a medição. Pelo menos 81,2% da floresta original encontram-se conservadas.
Outro decreto assinado por Dilma tornam sustentáveis as compras públicas governamentais.
Também foi anunciado um plano de ação com o objetivo de reduzir a mortalidade infantil e materna da população indígena, com atendimento voltado para crianças de até 6 anos e mulheres de 10 a 49 anos. Ao anunciar o plano, Dilma afirmou que é preciso dar um tratamento especial à questão da saúde indígena. (Com informações da Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto).
Fonte : Site Gazeta Online