Com problemas de abastecimento, postos devem receber gasolina de navio atracado em Vitória
A previsão é de que o desembarque dos combustíveis e a distribuição para os postos sejam normalizados no decorrer desta quarta. Problema atinge também interior do Estado
O mau tempo impediu a atracagem de um navio carregado com combustíveis no Porto de Tubarão, em Vitória, e vários postos do Estado ficaram sem gasolina. O petroleiro Lambari chegou a iniciar o desembarque dos óleos, mas as condições meteorológicas do último fim de semana o obrigaram a retornar para a barra, de acordo com a Petrobras. Após melhora do tempo, a embarcação atracou ao meio dia desta terça-feira (27). A previsão é de que o desembarque dos combustíveis e a distribuição para os postos sejam normalizados no decorrer desta quarta.
As bombas afetadas com o desabastecimento são as que dependem dos combustíveis que chegam ao Estado em navios. Aquelas abastecidas por caminhões-tanque vindos de estados vizinhos não enfrentam o problema. O principal desfalque é de gasolina. Estoques de álcool e diesel não estão comprometidos.
Problema há quatro dias
Um posto localizado na Avenida Norte Sul, em Vitória, não recebe os 20 mil litros de combustível adquiridos diariamente desde a última sexta-feira. Um carregamento paliativo abasteceu as bombas na segunda, mas não atendeu a toda demanda. O gerente do posto, Maurício Santos, estima um prejuízo de R$ 10 mil no período.
“O pedido de sexta chegou e com ele trabalhamos até às 15h de sábado. Ficamos o domingo todo sem nada e só foi chegar outro pedido na segunda. Diesel eu tenho. O que está faltando é só gasolina”, frisou.
Interior do Estado
O problema também afeta postos do interior capixaba. Em dois dos três postos do empresário Vitor Gobbi, em Colatina, Noroeste do Estado, a gasolina chegou ao fim nesta segunda. “Em um dos postos temos uma pequena reserva. Pode ser que a distribuição seja normalizada amanhã (quarta), mas não nos deram certeza”.
O Sindipostos/ES não contabilizou quantos postos do estado estão desabastecidos, mas garante que a situação é crítica e não se resume a estabelecimentos de uma única bandeira. Em nota, o sindicato do comércio de derivados do petróleo destacou que este cenário é semelhante ao do mês de agosto. Desde então, a BR Distribuidora não teria adotado medidas alternativas para prevenir o problema.
Em nota, a Petrobras Distribuidora informou que o descarregamento do navio Lambari deve ser retomado nesta quarta. Destaca ainda que intensificou o transporte por via terrestre para atender sua rede revendedora, ao contrário do que afirma o Sindipostos.
Fonte : Site Gazeta Online