Chineses chegam ao ES e Vila Velha pode sediar uma montadora de veículos

Uma comitiva chinesa chegou ao Espírito Santo nesta segunda-feira (18) para tratar de possíveis acordos comerciais com o município de Vila Velha. Um dos investimentos em discussão pode resultar na chegada de uma montadora de veículos estrangeira no município canela-verde.

A comitiva veio da cidade de Qingdao, na província de Shandong, no leste chinês. De acordo com o prefeito Xia Geng, o objetivo da visita ao Espírito Santo é formalizar o acordo das Cidades-Irmãs, fortalecendo o laço comercial com Vila Velha.

“Estamos retribuindo a visita que o prefeito de Vila Velha fez à nossa cidade em 2009 e vamos fazer a assinatura do acordo entre as duas cidades. Queremos conhecer mais a cidade para desenvolver nosso conhecimento sobre o que poderá ser desenvolvido no futuro, nas áreas cultural, comercial, econômica ou tecnológica”, frisou Geng.

O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, destacou que a aproximação com a China poderá resultar em novos investimentos e no fortalecimento da atividade portuária do município. Hoje, segundo ele, 20% dos produtos chineses que entram no Brasil chegam pelo complexo portuário de Vila Velha.

“Nós temos interesse em ser um portão de entrada para os produtos chineses no Brasil. Principalmente os produtos automobilísticos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos”, afirmou Neucimar. O prefeito chinês ressaltou que a relação acontecerá em mão dupla. Ou seja: a missão no Estado também deverá identificar quais produtos capixabas terão entrada facilitada pelos portos de Qingdao.

“O porto de Qingdao é um dos mais importantes da China, normalmente registrando a entrada de mais de 300 milhões de toneladas de produtos. Os artigos brasileiros são bem-vindos, e gostaria de conhecer novos produtos para serem levados à China”, explicou Xia Geng.

Na agenda dos chineses, está um café-da-manhã nesta terça-feira (19) com o governador Renato Casagrande, sobrevoo de helicóptero pela Grande Vitória, além de uma visita ao Complexo da Vale, em Vitória.

Fonte : Gazeta Online