Bancos na Grande Vitória já estampam início da greve para terça

Não será por falta de aviso que os clientes de bancos serão pegos de surpresa com a paralisação dos bancários marcada para esta terça-feira (27). As fachadas das agências no Espírito Santo já estão cobertas com cartazes alertando para a greve. Os trabalhadores rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e decidiram, por unanimidade, paralisar as atividades por tempo indeterminado.

Durante a assembleia realizada na quinta-feira (22) foi aprovado que a categoria não assinará o acordo de assédio moral nos termos como foi assinado no ano passado. Nova assembleia será realizada na segunda-feira (26), às 18 horas, no mesmo local, para organizar o movimento.

Segundo o Sindicato dos Bancários no Espírito Santo, a proposta apresentada pela Fenaban no dia 20 ficou restrita às questões econômicas e bem aquém das reivindicações dos bancários.

Os banqueiros apresentaram um índice de reajuste de apenas 7,8%, ou seja, somente 0,37% acima da inflação do período. O percentual proposto pelos bancos está longe dos 12,65% reivindicados pelos bancários e não é proporcional aos lucros obtidos pelas instituições financeiras.

Além disso, os banqueiros não aceitam a elevação do piso salarial, apenas a aplicação do mesmo percentual de reajuste, e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) não reflete a lucratividade dos bancos, pois repete a mesma fórmula do ano passado.

Os banqueiros não trataram de temas como igualdade de oportunidades, saúde e segurança, remetendo tudo para as mesas temáticas. Sobre emprego e ampliação dos postos de trabalho, a Fenaban afirma que isso é assunto de cada banco.

A pauta social da categoria, que inclui ampliação do horário de atendimento ao público para melhorar a prestação de serviços e gerar empregos, medidas de segurança para evitar assaltos no autoatendimento e na saída das agências, entre outras questões, não foram tratadas pelos banqueiros.

Fonte : Site Gazetaonline