Alfândega retoma fiscalização no mar em mercadorias que entram e saem do Estado
Lancha da Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória voltou a funcionar após ter ficado cerca de dois anos parada
A fiscalização de produtos que entram ou saem do Estado será intensificada no mar. A lancha da Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória voltou a funcionar após ter ficado cerca de dois anos parada. A embarcação não estava em condições de operar e passou por reparos nos últimos seis meses. A atuação será retomada ainda este ano.
De acordo com o inspetor chefe da Alfândega, Flávio José Passos Coelho, com a lancha é possível fazer operações de rotina, a partir de denúncias e de exames de fatores de risco realizados pela Alfândega. “Esse tipo de embarcação é importante para que a gente exerça com mais competência a função de vigilância aduaneira, com fiscalização para prevenir ou reprimir riscos ao controle aduaneiro”, afirmou.
Ele acrescenta que a embarcação permite a fiscalização antes de o navio chegar aos portos e a permanência dela no mar inibe a prática de crimes, como cargas desviadas e contrabando de armas e drogas. Pelo menos três tripulantes atuam nas operações no mar.
A lancha tem capacidade para conduzir até 12 tripulantes, com autonomia de navegação por 300 milhas, faróis de iluminação para navegação noturna, e a garantia de segurança de ter a cabine blindada.
A reforma foi realizada desde a parte mecânica, com revisão total dos motores, até a pintura completa da embarcação. O material de salvatagem também foi renovado, como boias e coletes salva-vidas e balsas de abandono.
Fonte: Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
Fonte : Site Gazeta Online