A capital do consumo no Espírito Santo

Cidade se firma no 1º lugar na lista de potencial de compras

Pelo segundo ano consecutivo, Vila Velha se mantém como a cidade com maior potencial de consumo no Espírito Santo. O município canela-verde desbancou até mesmo a Capital, Vitória, no estudo desenvolvido pela IPCMarketing Editora, empresa especializada em calcular índices de potencial de consumo.

O potencial de consumo do município para este ano é de R$ 8,886 bilhões. Em segundo lugar, a Capital do Estado, com R$ 8,699 bilhões, seguida da Serra, R$ 6,424 bilhões.

Vila Velha é uma exceção à regra, segundo o diretor do grupo, Marcos Pazzini. “Geralmente, observamos que as capitais têm o maior potencial de consumo. Esse índice pode ser explicado por Vila Velha ter uma população residente maior do que a de Vitória”. Dados do IBGE apontam que, em 2010, Vitória tinha 327,8 mil moradores e Vila Velha, 414,58 mil.

Mas o fato de o potencial de consumo de Vila Velha estar no topo da lista não significa que os moradores vão gastar seu dinheiro somente no local onde residem. “O potencial de consumo não aponta se as compras serão feitas na cidade”, explica Pazzini.

O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, avalia esse primeiro lugar no potencial de consumo como uma mudança no perfil da cidade.

“São mais investidores de fora do Estado e do país, o que fortalece a participação no comércio exterior. Além disso, o perfil de ocupação do espaço urbano tem mudado com os condomínios comerciais mistos”.

Além disso, segundo o prefeito, diminuiu a dependência do comércio da Capital, o que faz com que o dinheiro gire no município, gere mais emprego e renda e, consequentemente, aumente o consumo.

“Hoje, temos uma boa rede comercial para atender à demanda. Há ainda os polos econômicos, como na Grande Santa Mônica, Santa Rita ou Terra Vermelha. Ou seja, os consumidores não precisam sair de Vila Velha para fazer suas compras”.

Vitória

Vitória continua concentrando emprego e renda, segundo o secretário de Desenvolvimento da cidade, Kleber Frizzera. “Vila Velha, no entanto, tem mais pessoas residentes, o que aumento o potencial de consumo. Mas os ganhos em Vitória ainda são maiores”, avalia.

Estado

O potencial de consumo do Espírito Santo este ano ultrapassou o do ano passado e chegou aos R$ 53,114 bi. O share de consumo, que pode ser traduzido como a fatia do mercado, passou de 1,83 para 1,94. No cenário nacional, apesar da maior previsão de compras, o Estado ainda ocupa a mesma posição do ano passado e fica em 13º lugar.

País

O consumo dos brasileiros irá registrar a cifra de R$ 2,725 trilhões em 2012. Em 2011, foram R$ 2,45 trilhões. Os cálculos mostram que as despesas das famílias crescerão acima do PIB, equivalente a 3,6% do total, indicando um aumento populacional da ordem de 0,8%.

Na prática

Saber onde moram os possíveis clientes pode ser um coelho na cartola na hora de abrir um negócio ou de direcionar esforços para atrair compradores.

“O estudo é uma boa fonte de informação na hora de abrir um negócio, uma franquia, por exemplo. É como dizer: ‘Essa região está crescendo, tem clientes, há demanda para o meu negócio’. Além disso, é uma forma de direcionar o marketing de uma empresa”.

Fonte : Site Gazeta Online