Cooperativa baiana fica com o troféu de 1º lugar do Prêmio Cooperativa do Ano 2014
A Cooperativa de Tecnologias Livres COLIVRE, a única representante do Nordeste classificada entre as 21 finalistas em nível nacional na 9º edição do Prêmio Cooperativa do Ano, foi campeã na categoria Inovação e Tecnologia. O resultado foi divulgado ontem, 25, em Brasília. O projeto NOOSFERO: A PLATAFORMA LIVRE PARA REDES SOCIAIS, EDUCACIONAIS, DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E CIDADANIA, apresentado pela cooperativa foi reconhecido e premiado como o melhor projeto do Brasil.
Estávamos muito ansiosos durante o anúncio do campeão da nossa categoria, todo um clima de suspense foi produzido, com musiquinha e tudo, e o terceiro lugar foi anunciado. Na sequência, a emoção já tinha dominado todo mundo e quando saiu o segundo lugar fizemos uma festa, pois a COLIVRE confirmava sua posição em primeiro lugar. Foi muito emocionante, relata Daniela Feitosa, presidente da COLIVRE.
Ainda de acordo com a presidente, o prêmio tem um significado especial para o movimento abraçado pela cooperativa, que é a utilização de software livre. Esse prêmio colabora para disseminação do software livre e auxilia na visibilidade do trabalho desenvolvido pela nossa cooperativa, além de possibilitar novas oportunidades de negócios.
Conheça um pouco do NOOSFERO
O NOOSFERO foi lançado em 2009, com a ideia de promover os empreendimentos cooperativistas da Bahia. O resultado do trabalho foi a criação da primeira rede social cooperativista do Brasil a REDE OLÁ do Sistema OCEB.
A COLIVRE
Fundada em 2006, a cooperativa procura disseminar os ideais do Software Livre, fornecendo soluções tecnológicas para os diversos setores da sociedade. Além disso, trabalha para proporcionar o bem-estar das(os) sócias(os) e parceiras(os), respeitando o meio ambiente e vivenciando os princípios do consumo responsável.
O Prêmio Cooperativa do Ano
Em 2004, o Sistema OCB, em parceria com a revista Globo Rural, da Editora Globo, deu início a premiação, que teve como objetivo reconhecer os melhores trabalhos desenvolvidos pelo cooperativismo agropecuário. Ao longo das edições, o prêmio foi se reconfigurando e mais cooperativas puderam participar, mostrando experiências bem-sucedidas em seus ramos de atuação. A intenção do Prêmio é destacar projetos de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. Em 2014, ao todo, 185 cooperativas, representando 21 estados e 10 ramos, inscreveram 273 projetos nas sete categorias da disputa. A última edição foi realizada em 2012 e contou com 212 projetos de 138 inscritas oriundas de 20 unidades da Federação.
Fonte : Tábuas da Ponte Comunicação Organizacional