Agricultores da França conhecem cooperativismo paranaense

Vinte e dois agricultores de Rhône-Alpes, uma das 27 regiões administrativas da França, localizada no leste do país, estiveram na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na última sexta-feira (16), com o propósito de conhecer o cooperativismo paranaense. No grupo havia produtores que atuam em atividades diversas, como fruticultura, grãos, pecuária de leite e de corte. Eles foram recebidos pelo superintendente adjunto da Ocepar, Nelson Costa. Na sequência, o gerente técnico Flávio Turra, a assessora jurídica Micheli Mayumi Iwasaki e o gerente de Desenvolvimento e Autogestão do Sescoop/PR Gerson José Lauermann, repassaram informações sobre o modelo cooperativista paranaense, legislação ligada ao setor e sistema de monitoramento das cooperativas do Paraná. Após a apresentação, os visitantes manifestaram interesse em obter mais detalhes sobre o conteúdo exposto.

Avaliação – O presidente da Jeunes Agriculteurs de Rhône-Alpes, Adrien Bourlez, fez uma avaliação positiva da visita. “Achei muito interessante. Foram repassadas informações precisas. Há uma diferença muito grande em relação ao cooperativismo francês, que já possui uma história bem mais antiga. Lá, a atuação das cooperativas é mais segmentada”, disse. Ainda de acordo com ele, na França, há mais dificuldade de acesso aos financiamentos e os que conseguem apoio normalmente é por meio de lobby. Adrien preside uma entidade que representa os jovens agricultores de Rhône-Alpes. De acordo com ele, naquela região há cerca de cinco mil, com menos de 35 anos. Já na França, país com cerca de 62,6 milhões de habitantes, são ao todo 51 mil agricultores nessa faixa etária. “Percebi que aqui, como em vários outros países, na França inclusive, há uma preocupação grande com as novas gerações e a sucessão nas propriedades rurais”, disse. Adrien é formado em gestão agrícola e possui uma propriedade onde cria gado da raça charolesa.

Visita ao ParanᖠO grupo de Rhône-Alpes veio ao Brasil especialmente para visitar o Paraná. A viagem marca a formatura de um curso de capacitação. Os franceses chegaram no dia 15 e passaram pelo Porto de Paranaguá. Também estiveram na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). O roteiro inclui ainda uma viagem à Londrina, onde conhecem a rota de produção do café e a Cooperativa Integrada. Em Cascavel, vão passar por propriedades que adotam sistemas que conciliam a produção de gado e grãos. Em Campo Mourão, o grupo se reúne com representantes do Sindicato Rural. A viagem termina no dia 22, com uma visita às Cataratas do Iguaçu.

Fonte : Paraná Cooperativo