Fórum debate ética e futuro do cooperativismo

A missão do líder cooperativista em 2012 também foi um dos temas discutidos no 6º Fórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas.


O 6ºFórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas aconteceu no Centro de Convenções de Vitória

Com objetivo de discutir assuntos relevantes referentes à gestão das cooperativas, propiciar uma melhor análise do contexto atual, promover o alinhamento de ações estratégicas, além de fortalecer e aprimorar a autogestão, aconteceu no último final de semana (18 e 19 de novembro) no Centro de Convenções de Vitória o 6º Fórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas.
O evento que foi promovido pelo Sistema OCB-ES, através da Gecap (Gerência de Capacitação do Sistema OCB-SESCOOP/ES), contou com a participação de Presidentes, Conselheiros, Diretores Executivos, Colaboradores (com funções de Superintendência, Gerência, Supervisão e Coordenadoria e Agentes de Desenvolvimento Humano/ADH’s) das Cooperativas registradas no Sistema OCB-SESCOOP/ES.
No primeiro dia, o tema girou em torno do ‘futuro do cooperativismo’ através da palestra “Cooperativismo tem futuro?” com o palestrante Dr.: Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas; ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. E após a apresentação, houve ainda um jantar de integração dos participantes do Fórum.
No dia seguinte as atividades iniciaram com a palestra: “Ética, o melhor negócio”, onde o professor Usiel Carneiro de Souza ex-diretor do Banestes e diretor do Instituto Líderes para as Nações (LNI), destacou a importância da ética, em dias que, segundo ele, o grande desafio é “colocar os pés no presente, no aqui e agora”. “É preciso mudar o presente, para que no futuro, possamos nos orgulhar do passado”, completou.
Em sua apresentação, Usiel destacou ainda a importância das cooperativas para o Brasil, “o cooperativismo é um celeiro riquíssimo para o desenvolvimento deste país”, enfatizou. E encerrou com a seguinte frase: “Ser ético é fazer as coisas certas, quando ninguém está nos observando”. Logo após houve uma rodada de perguntas e respostas entre palestrante e participantes, onde foram discutidos os principais temas abordados.

“Ética o melhor negócio”, foi o tema da palestra do Professor Usiel Carneiro de Souza

Ao ser questionado sobre a importância da realização de eventos como o 6º Fórum de presidentes e executivos das Cooperativas Capixabas, o professor Usiel destacou: “Reunir lideranças oportuniza o alinhamento de objetivos, o estabelecimento de prioridades e a melhoria da conduta filosófica e moral”.
Em seguida os participantes do Fórum foram surpreendidos com a presença de um Consultor Internacional, o Dr.: Klaus Genossenschaften, formado em Marketing, especialista em cooperativismo e liderança, mas que na verdade, tratava-se de um dos personagens do palestrante e publicitário Clóvis Tavares, que iniciou sua palestra, “vestindo seu personagem”, com um ‘sotaque alemão carregado’ falando sobre “A missão mágica do líder cooperativista em 2012”.
Utilizando muita criatividade, truques de mágica, exemplos reais (e atuais) e contando com a participação do público, o palestrante destacou como principais quesitos para os líderes hoje: a importância do planejamento nas ações, da atenção aos cooperados e da garantia de ‘cumprir’ o que prometer para obter a confiança dos seus colaboradores e cooperados.
Além também do treinamento, da organização e de entender absolutamente tudo sobre o seu negócio, para ele, “não adianta você criar o cooperativismo, se você não treina pessoas”. Ainda segundo Dr.: Klaus (ou melhor, Clóvis), o líder tem que ser pioneiro, original e sair da “zona de conforto”: “todos tem a capacidade de criar… se ficamos acomodados, ficamos obsoletos”, completou.
E um dos momentos que surpreendeu os participantes, foi quando o publicitário Clóvis “revelou-se”. E abandonando seu personagem Dr.: Klaus, com seu sotaque ‘alemão’, passou a falar em português claro, e identificou-se como Clóvis Tavares, palestrante há vinte anos, formado em publicidade, e que busca inovar seu trabalho sempre criando personagens diferentes, falando de assuntos relevantes, utilizando truques de mágica para, segundo ele, “ganhar e prender a atenção dos ouvintes” e assim seguir apresentando suas “palestras-show”, (como ele prefere chamar) motivando pessoas e empreendimentos por todo país e também no exterior.

“Dr.: Klaus Genossenschaften consultor internacional” interpretado por Clóvis Tavares

Clóvis Tavares destacou “A missão mágica do líder cooperativista em 2012”

Para Clóvis, além de bom-humor e criatividade, é preciso que o líder tenha comprometimento, percepção, curiosidade (invista em pesquisa), entusiasmo e principalmente ética, para que ele cumpra com eficiência sua “missão mágica” em 2012. Após as palestras, o evento foi encerrado com um almoço de integração entre os participantes.
Representando a Credestiva estiveram presentes no Fórum, o presidente da cooperativa, Orly Campos, o Diretor-secretário, Clóvis José Castiglioni, o Diretor da Credestiva e do Sindicato dos Estivadores, José Adilson Pereira, além dos Diretores adjuntos Sandro Vinícius Pinto e Evandro Ribeiro de Oliveira.

Representantes da Credestiva no 6ºFórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas

Fonte : Credestiva