Ministro dos Portos assina contrato para dragagem do canal da baía de Vitória

O prefeito João Coser participou, na tarde da última quinta-feira (03), da assinatura do contrato de dragagem de aprofundamento e derrocagem do canal de acesso ao Porto de Vitória.

A solenidade aconteceu na Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e contou com a presença do ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino.

Também participaram da solenidade o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o presidente da Codesa, Clovis Lascosque.

O prefeito João Coser, comemorou a presença do ministro em Vitória. “O ministro chega em boa hora e nos faz o anúncio de uma obra há muito esperada. A dragagem vai aumentar nossa capacidade portuária”.

O prefeito destacou, ainda, a importância de trazer para a capital o porto de águas profundas. “precisamos fazer com que o estudo saia do papel e se torne uma realidade”, afirmou.

O governador Casagrande afirmou que a obra de dragagem não vai aumentar a quantidade de navios que chegam ao porto, mas vai permitir que navios maiores atraquem em Vitória, e garantir que eles entrem e saiam com sua capacidade completa, o que não acontece atualmente.

“Ainda esperamos outras intervenções na infraestrutura capixaba por parte do governo Federal, como em um novo porto, em rodovias e em nosso aeroporto, obras de extrema importância para nos tornar competitivos frente a outros Estados da Federação”, explicou o governador.

Segundo o Ministro Leônidas Cristino, é responsabilidade da área portuária desenvolver um trabalho que ajude no crescimento econômico do país. “Esta obra condiciona melhor o cais comercial do Porto de Vitória. Por conseqüência, ampliará a movimentação de cargas, dando uma condição melhor de incrementar a economia do Estado do Espírito Santo”, concluiu o Ministro.

A obra de dragagem e derrocagem têm valor estimado de R$ 103.000.000,00. Com previsão de 14 meses de trabalho, serão retirados da baía 1,8 milhão de metros cúbicos de entulhos e 100 mil metros cúbicos de derrocagem (retirada de pedras ao longo dos 7 km do canal e da bacia de evolução). A profundidade passará de 10,7 metros para 14,5 metros.

Fonte : Site Prefeitura de Vitória