Brasil tem o melhor clima econômico entre os Brics

Índice de Clima Econômico brasileiro, de 6,2 pontos, também ficou acima da média mundial, que avançou de 4,6 pontos (janeiro) para 5,3 pontos (abril)

Agência Estado

O Brasil registrou 6,2 pontos no Índice de Clima Econômico (ICE) em abril, mesmo valor de janeiro, a mais alta pontuação entre os países do grupo Brics (que inclui também Rússia, Índia, China e África do Sul). O índice brasileiro, divulgado nesta quarta-feira (16) na Sondagem Econômica da América Latina, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Instituo Ifo, da Alemanha, também ficou acima da média mundial, que avançou de 4,6 pontos (janeiro) para 5,3 pontos (abril). A pesquisa é trimestral.

Apesar do desempenho acima da média, o Brasil aparece em sexto lugar no Ranking Ifo/FGV de Clima Econômico na América Latina, que leva em conta a média do ICE nos últimos quatro trimestres. Enquanto a média brasileira é de 5,7 pontos, a Colômbia, líder do ranking, atingiu 6,5 pontos.

No Brasil, a falta de competitividade e a escassez de mão de obra qualificada foram os principais problemas apontados pelos economistas ouvidos na pesquisa, que integra a Sondagem Econômica Mundial (WES, na sigla em inglês)

Fonte : Site Gazeta Online