Porto de Roterdã vai abrir escritório no Espírito Santo no mês de setembro

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

O porto de Roterdã vai abrir um escritório de negócios no Espírito Santo. A decisão tomada pelos holandeses foi anunciada ao governador Renato Casagrande pelo Diretor Financeiro e membro do Conselho de Administração do porto, Paul Smits, durante visita à sede do grupo em Roterdã.

Na reunião, Smits, informou que está transferindo o executivo Edwim Van Espen, de Omã (País do Oriente Médio) para consolidar a entrada o porto no mercado brasileiro. O executivo Edwim Van Espen foi o responsável pela implantação do mesmo empreendimento em Omã, há 8 anos. Agora, chega ao Estado, em setembro, assume a gerência técnica do projeto e se junta aos sócios do porto Central para consolidar o investimento no Espírito Santo após a assinatura do protocolo de intenções com o governo capixaba no ano passado.

Em dois dias na Holanda, a comitiva capixaba realizou intensas agendas oficiais com autoridades do governo federal do país, da prefeitura de Roterdã que controla 75% do Porto de Roterdã, empresários holandeses interessados em investir no Espírito Santo e na embaixada do Brasil na Holanda.

Casagrande esteve com o prefeito da cidade de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, que prometeu vir ao Estado, no lançamento da pedra fundamental para a construção do porto Central. Casagrande informou que esteve recentemente com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, em Brasília, para acompanhar e contribuir com as alterações que estão sendo estudadas na legislação portuária brasileira.

A expectativa é que a lei seja modernizada para permitir que empresas internacionais tenham mais condições de entrar no mercado nacional. “Disse ao prefeito que o Espírito Santo está preparado para receber os investimentos portuários previstos e anunciados e que o Estado, além de ter uma localização estratégica próximo dos grandes Estados e centros consumidores do país, também é o ente federativo mais globalizado do Brasil com 50% do PIB, ligado ao comércio internacional. Na área de logística e transações comerciais com o exterior, o Espírito Santo está para o Brasil, como Roterdã está para a Europa” comparou o governador.

A comitiva liderada pelo governador Renato Casagrande retornou na manhã de sábado para o Espírito Santo.

Fonte : Site Folha Vitória