Inadimplência: R$ 2 milhões só em cheques devolvidos no Estado
Folha Vitória
Redação Folha Vitória
A inadimplência cresce e assusta comerciantes do Espírito Santo. De acordo com a Associação de Bancos, o número de calores subiu 20,27% de janeiro a maio deste ano se comparado ao mesmo período do ano anterior. Para se ter uma ideia dos prejuízos, se somarmos todos os cheques sem fundos, o valor chega a R$ 2 milhões nos últimos dois meses
A saída para algumas lojas é avaliar bem antes de conceder o credito, já que 5% das vendas são feitas com cheques. A gerente financeira Mirian Andrade explica que a solução é aumentar o rigor na hora de liberar as compras que não sejam à vista.
“Uma das maneiras que temos de controlar a inadimplência é melhorar a análise de crédito e ser mais criterioso na hora de liberá-lo”.
Mas o que está fazendo o capixaba gastar mais do que ganha e, com isso, se enrolar em dívidas? O presidente da Associação dos Bancos do Espírito Santo (Arbes), Jorge Eloy, diz que existe um grande estímulo ao consumo.
“Consumir é bom, claro. Mas o endividamento é perigoso. Cada um tem que lembrar que, ao tomar o empréstimo, lá na frente vai ter que pagá-lo”.
Fonte : Site Folha Vitória