Portos no Estado ainda registram filas de navios

Situação é mais crítica no terminal da Vale, onde 17 embarcações estavam aguardando para atracar

A Gazeta

O Porto de Vitória operou normalmente no último final de semana e, ontem, havia seis embarcações fundeadas na barra, esperando para atracar. Desde o início da greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a situação no terminal era considerada uma das mais críticas. Na semana passada, havia 13 navios no aguardo.

Na semana passada, o terminal de embarque de minério e de grãos operado pela Vale, em Ponta de Tubarão, funcionava sem atrasos. Ontem, entretanto, com 17 navios na fila de espera, a situação era crítica e a companhia não sabia se terá condições de atender aos pedidos nos prazos contratados.

O terminal da ArcelorMittal operava na normalidade, mas já com algum grau de dificuldade. No porto da Samarco, em Ubu (Anchieta), que embarca pelotas de minério, e no porto da Fibria, em Barra do Riacho (Aracruz), que embarca celulose, as assessorias não informaram o quadro.

Segundo o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), os quatro funcionários da Anvisa que estão trabalhando não conseguem dar conta de todas as tarefas e as cargas importadas não estão sendo liberadas. Há mais de 500 pedidos de liberação de mercadorias que estão nos portos.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que os funcionários da Vigilância Sanitária não estão fazendo o trabalho da Anvisa, apesar do decreto do governo federal. Antes, é preciso a assinatura de convênio entre o Ministério da Saúde e a secretaria. Depois será necessária a capacitação do pessoal. (Rita Bridi)

Quadro melhora em Pernambuco

O número de navios que aguardavam para atracar no porto de Suape, em Pernambuco, caiu de 12 na última quarta (25) para quatro ontem, após a liminar concedida pela Justiça Federal na última quinta-feira. A medida determinou a atracação dos navios fundeados, mesmo sem o certificado de livre prática – concedido pela Anvisa.

Fonte : Site Gazeta Online