Vale venderá 10 navios em um total de US$ 600 milhões

Navios serão alugados de volta por meio de contratos de afretamento de longo prazo com a Polaris

A Vale comunicou nesta sexta-feira que firmou um acordo de venda por US$ 600 milhões e posterior afretamento de dez navios do tipo “large ore carriers (para transporte de minério)” com a Polaris Shipping Co.. Conforme o fato relevante, os navios foram adquiridos em 2009/2010 e convertidos de “oil tankers (para transporte de petróleo)” para “ore carriers”, cada um com capacidade de aproximadamente 300 mil DWT (deadweight tonnage, ou tonelada bruta), para que a Vale tivesse à sua disposição uma frota marítima dedicada ao transporte de minério de ferro para seus clientes.

Os navios vendidos serão afretados de volta pela Vale por meio de contratos de afretamento de longo prazo com a Polaris. Segundo o comunicado, além de liberar capital, a transação preserva a capacidade da Vale de transporte marítimo de minério de ferro, com os navios à disposição, mas eliminando os riscos de propriedade e operação.

“Esta transação faz parte de nossos esforços contínuos de otimização do portfólio de ativos, aperfeiçoando a alocação de capital além de reforçar o balanço”, diz a companhia no comunicado assinado pelo diretor executivo de Relações com Investidores, Luciano Siani.

Fonte: Agência Estado

Fonte : Site Gazeta Online