Bancários: 153 agências fechadas no primeiro dia greve no Espírito Santo
Clientes podem recorrer a correspondentes bancários, casas lotéricas, internet e caixas eletrônicos fora do horário de expediente
Os bancários de 153 agências em todo o Estado cruzaram os braços nesta terça-feira (18), primeiro dia de greve da categoria, segundo informação do Sindicato dos Bancários (Sindibancários). A maioria das agências fechadas é da Grande Vitória (115). Ao todo, existem 300 bancos no Espírito Santo. A paralisação é por tempo indeterminado. Os bancários querem reajuste salarial de 10%. Os bancos ofereceram aumento de 6%.
Na avaliação do coordenador da greve no Estado, Idelmar Casagrande, 70% dos mais de 7,7 mil bancários em todo o Espírito Santo aderiram à paralisação. Alguns clientes que precisaram utilizar serviços bancários e caixas de autoatendimento enfrentaram dificuldades. Nos bancos públicos, por exemplo, correntistas não conseguiram fazer depósitos, como o caso da auxiliar administrativo Vânia Motta dos Santos, 32 anos.
Tentei fazer um depósito e não consegui. Recebi a informação de que o serviço está suspenso. Eu me sinto lesada com uma coisa dessas. Estou trabalhando, precisando fazer um depósito e não consigo. Essa greve vai atrapalhar muito a população, afirmou.
Outros clientes, como o segurança Marco Antônio Almeida, 39, compareceram aos terminais eletrônicos nos bancos para fazer saques e não tiveram dificuldade alguma.Acho que essa greve não vai me atrapalhar muito. Me negócio é mais saques e extratos. Não mexo tanto com movimentação bancária, disse.
O primeiro dia de greve começou tranquilo e sem confusão ou tumulto entre grevistas e clientes dos bancos. O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) informou que não foram registradas ocorrências envolvendo a greve dos bancários.
A Associação Representativa dos Bancos no Espírito Santo (Arbes) informou que os serviços disponíveis aos clientes e correntistas nas agências bancárias podem ser demandados aos correspondentes bancários, casas lotéricas, sites na internet e nos caixas eletrônicos fora do horário de expediente, ou seja, antes das 10 horas e após às 16 horas. A Arbes recomendou ainda a utilização dos caixas eletrônicos em shoppings e supermercados.
Fonte: Redação Multimídia
Fonte : Site Gazeta Online