Produção capixaba tem a maior queda do país
Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE. A fraca performance capixaba é atribuída ao comportamento negativo dos setores de metalurgia básica e extrativa
O Espírito Santo teve a maior queda na produção industrial no país em agosto, registrando uma retração de -2,4% ante julho, confirmando a tendência das baixas anteriores. Houve retração ainda no Ceará (-1,5%), Pará (-0,7%) e Pernambuco (-0,7%).
Os dados foram divulgados ontem pelo IBGE. A fraca performance capixaba é atribuída ao comportamento negativo dos setores de metalurgia básica e extrativa.
Nesse cenário mensal, tiveram alta abaixo da média de 1,5% do país: Rio (0,6%), Santa Catarina (0,5%) e Bahia (0,1%). A produção industrial avançou em nove das 14 regiões pesquisadas IBGE.
em 12 meses
Quando se compara a performance entre agosto deste ano com o mesmo mês de 2011, o resultado também não é animador. O Estado fica com a segunda maior baixa (-7,5%), só perdendo para o Paraná, com declínio de -10,8%.
Além do Espírito Santo, os números negativos na comparação anual foram verificados no Pará (-5,7%), Rio (-5,6%), São Paulo (-4,6%), Amazonas (-4,6%), Ceará (-2,2%), Santa Catarina (-2,2%) e Rio Grande do Sul (-1,5%). Por outro lado, Minas Gerais (4,6%), Goiás (3,7%), Bahia (3,4%), Região Nordeste (1,7%) e Pernambuco (1,5%) cresceram em relação a um ano antes.
Nacionalmente, o resultado de agosto acompanha o aumento no ritmo da média da indústria nacional, na série ajustada sazonalmente. O perfil de expansão foi disseminado, com 20 das 27 atividades apresentando aumento.
Fonte : Site Gazeta Online