Começa hoje o Fórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas

A 7ª edição do Fórum de Presidentes e Executivos das Cooperativas Capixabas, que começa hoje (26) e vai até amanhã (27 de outubro, vai ser realizada no Centro de Convenções de Vitória, para aproximadamente 500 pessoas, entre elas homenageados, parceiros e autoridades ligadas ao cooperativismo capixaba.

O evento terá início hoje às 19h, onde acontecerão homenagens a todas as Cooperativas fundadoras e ainda ativas e registradas na OCB/ES; além do reconhecimento ao trabalho de grandes cooperativas, pessoas e entidades que fizeram parte da construção desses 40 anos de história do cooperativismo capixaba.

Já no dia 27 (sábado), o evento inicia pontualmente às 9h e levará conhecimento ao público participante com palestras de dois grandes nomes do país: o jornalista Chico Pinheiro e o filósofo e escritor, Mário Sérgio Cortella. Chico Pinheiro será o primeiro a proferir palestra sobre “Carreira e Desenvolvimento Profissional”, e em seguida Mário Sérgio Cortella falará sobre “Responsabilidade é Coisa Séria”.

A OCB/ES

Desde o dia 04 de setembro de 1972, as pessoas que acreditam na filosofia do Cooperativismo no Espírito Santo, têm na OCB/ES um apoio, um órgão de representação que tem como objetivo realizar estudos, promover a divulgação do sistema cooperativista, criar novas cooperativas, dar assessoria técnica, manter a integração com outros órgãos do cooperativismo e representar o Sistema perante as autoridades de uma forma genérica.

E os 40 anos da OCB/ES fortalecem ainda mais a ideia de que o trabalho da instituição é essencial para as cooperativas e o cooperativismo do Estado. Afinal, são poucas as entidades que sobrevivem por tanto tempo sendo reconhecidas pelo trabalho sério, honestidade e bom relacionamento para com seus associados (cooperativa). Hoje aos 40 anos, a OCB/ES constrói e pensa no trabalho que deverá ser feito nos próximos 40 e tantos outros anos que virão.

O trabalho do órgão é fundamental, pois é ele que representa, defende e capacita cada uma das cooperativas no Estado, preparando-as para atuar no Espírito Santo, no país e no mundo de forma competitiva.

COOPERATIVISMO

Não podemos esquecer que além dos 40 anos da OCB/ES, em 2012 também é comemorado o ANO INTERNACIONAL DAS COOPERATIVAS!
Pouca gente sabe, mas as cooperativas reúnem 1 bilhão de pessoas em mais de 100 países dos cinco continentes! O cooperativismo alia duas situações fundamentais para que o ser humano e a família sobrevivam atualmente, que é o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO e o BEM-ESTAR SOCIAL. O cooperativismo é um modelo socioeconômico que tem em sua base a participação democrática, a solidariedade, a independência e a autonomia.

Para se ter uma ideia do tamanho do cooperativismo no Brasil, somente registradas no Sistema OCB, o país tem mais de 6.500 cooperativas distribuídas em treze ramos: agropecuário, crédito, consumo, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer; que reúnem mais de 10 milhões de associados e geram 300 mil empregos diretos. Em todo o país, cerca de 30 milhões de pessoas estão ligadas ao movimento cooperativista.

No Espírito Santo, por exemplo, existem atualmente 147 cooperativas registradas, com cerca de 200 mil cooperados que geram mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, envolvendo aproximadamente meio milhão de pessoas.

O cooperativismo contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do país, têm participação expressiva na economia brasileira, e ainda atuam em outros mercados, levando seus produtos a outros países. E isso reflete não apenas o espírito cooperativista, mas também o compromisso do segmento com o desenvolvimento global
Fonte: Gerência de Comunicação do Sistema OCB-SESCOOP/ES

Credestiva

A Credestiva, que este ano comemora 12 anos também estará representada no Fórum,com a participação dos Diretores da Cooperativa.

Fonte : Site OCB/ES