Pacote de Dilma aprova oito portos no Espírito Santo Governo lança plano com investimentos privados nesta quinta-feira
Todos os oito projetos de terminais portuários sugeridos pelo governo estadual ao federal foram aceitos e serão executados. Por isso, o governador Renato Casagrande tem expectativas positivas para o lançamento oficial do pacote dos portos, nesta quinta-feira às 11h no Palácio do Planalto.
“A presidente Dilma (Rousseff) vai anunciar todos os investimentos privados. Ainda não sei o valor que contempla o Espírito Santo, mas será elevado. Todos os nossos projetos foram atendidos. Ela apresentará apenas o valor global do pacote, e só poderei detalhar na quinta (amanhã) os investimentos de cada obra. E o governo federal não vai recuar em nenhum deles”, afirmou.
Onde estão os terminais

O pacote de Dilma tem um conjunto de ações de investimentos e novas regras regulatórias para portos, em mais uma tentativa de reduzir os gargalos de infraestrutura e estimular o crescimento brasileiro, num esforço de modernizar a infraestrutura logística do país, apontada como um dos gargalos para o crescimento e eficiência da economia brasileira.
Dilma vai divulgar legislação nova e investimentos em portos para estimular a modernização e a competitividade do setor. Deverá anunciar também as novas regras para as companhias docas, gestoras dos portos públicos. Estão previstas medidas para desburocratizar as ações das docas, tornando-as mais ágeis na gestão dos terminais portuários.
Um assunto do pacote, que deverá estar no centro dos debates nos próximos meses, é a possibilidade de os terminais de uso privativo e misto operarem cargas de terceiros. O tema sempre gera polêmica, porque há resistência desses terminais em abrir espaço para a movimentação de cargas de terceiros.
Superporto
Casagrande disse que o local a ser escolhido para sediar o porto de águas profundas no Estado não será anunciado na cerimônia de amanhã, apesar da grande expectativa. A definição do local, segundo o governador, será decidida conjuntamente pela Secretaria de Portos e pelo governo estadual, com base nos estudos que estão sendo feitos.
“Ainda não vai estar claro porque os estudos contratados pela Codesa não estão conclusos”, explicou. As avaliações consideram dois locais: Praia Mole, em Vitória, e Ponta da Fruta, em Vila Velha.
De acordo com uma fonte da área portuária ouvida na tarde de ontem, a área de Ponta da Fruta é a que terá maiores impactos ambientais: “Qual indústria estará disposta a investir em local altamente sensível ambientalmente?”, questionou.
Empresa do superporto apresenta estudo
Os estudos que estão sendo realizados pela DTA Engenharia, a empresa contratada para apontar a melhor localização para o porto de águas profundas, serão apresentados nesta quinta-feira à comunidade de Vila Velha, em reunião promovida pela prefeitura do município.
Dois dos convidados para o evento denominado “Porto Indústria Ponte para o Desenvolvimento”, o presidente da Codesa, Clóvis Lascosque, e o governador Renato Casagrande, não estarão presentes porque irão a Brasília para prestigiar o anúncio do pacote dos portos que será feito pela presidente Dilma Rousseff.
A assessoria do prefeito Neucimar Fraga informou que o encontro, mesmo com a ausência dos dois convidados, será mantido porque não haveria tempo hábil para agendar nova data para os convidados, como o vice-presidente do Porto de Suape (PE).
De acordo com a assessoria do prefeito Neucimar, até a tarde de ontem mais de 200 pessoas já haviam confirmado presença no evento, que será realizado pela manhã, no auditório do hotel Transamérica Classic, a partir das 8h30.
Fonte : Site Gazeta Online